quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O QUE É QUE PETROLINA TEM? ILHAS!


Visão aérea de Petrolina e Juazeiro 

O Rio São Francisco, chamado carinhosamente por Velho Chico ou, ainda, Rio Opara (seu nome indígena) é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e de toda a América do Sul. O rio separa as cidades de Petrolina e Juazeiro e, portanto, faz a divisa entre os estados de Pernambuco e Bahia. O rio gera mais do que o embelezamento dos dois municípios, como também promove a movimentação da cultura, economia e turismo da região. Sendo assim, não deixe de conhecê-lo, aproveitando bem os seus pontos mais tradicionais de entretenimento. Confira a seguir as áreas mais atrativas que o rio oferece:

  
Ilha do Rodeador

Ilha do Rodeador: Um dos principais destaques turísticos dos municípios de Petrolina e Juazeiro. Oferece área para banho e várias opções de bares e restaurantes com comidas típicas e pescados do próprio rio. Além disso, os passeios de barcas também fazem sucesso. Para chegar lá deve-se seguir pela estrada da Tapera até chegar aos pontos de travessia (Almizão ou Juarez). O valor da travessia é R$ 2,00.



Balneário de Pedrinhas

Balneário de Pedrinhas: dispõe de cerca de 10 restaurantes que oferecem comidas típicas, especialmente peixes. A maior parte desses pescados é fornecida por pescadores que habitam a ilha. A praia é de composta por areia branca e fina e a profundidade do rio neste local é de nível médio. A Ilha fica localizada na Vila das Pedrinhas. Para ter acesso é preciso seguir a estrada de Pedrinhas por uma distância de 33,5 km do centro de Petrolina.


Ilha da Amélia

Ilha da Amélia: pouco movimentada, a ilha se torna uma ótima opção para quem curti um passeio mais tranquilo. Lá também se encontram bares e restaurantes com cardápio regional.


Ilha do Fogo / Foto: Paloma Jasmini

Ilha do Fogo: localizada entre Petrolina e Juazeiro, a ilha é o cartão postal das duas cidades. O acesso se dá pela ponte Presidente Dutra que, junto à ilha, compõe, sem dúvida, a imagem mais simbólica dessa região. É a ilha mais próxima e de mais fácil acesso, sendo uma boa opção para banho e para o exercício de atividades em geral. Recentemente, a Ilha foi tomada e fechada pelo exército em alegação de abandono e de serviço à marginalidade, no entanto, depois de muita mobilização social, foi reaberta para o livre acesso. Conheça as normas de acesso à Ilha do Fogo clicando aqui!

Ilha do Massangano

Ilha do Massangano: Repleta de manifestações culturais, a ilha é uma ótima opção para passar o final de semana. Dispõe de uma infraestrutura urbana básica: energia elétrica, água encanada, escola, posto de saúde, igreja, bares, entre outras coisas. Lá, também são encontrados as comidas típicas e o pescado. É considerada o berço de uma das mais antigas tradições culturais do Brasil, o Samba de VéioPara chegar a Ilha do Massangano deve-se pegar a Estrada da Tapera até chegar ao ponto de travessia (Travessia do Boinho). O valor cobrado para a travessia de barco é R$ 2,00. Para ouvir as cantigas do Samba de Véio, click aqui.

Veja também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário