quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O QUE É QUE PETROLINA TEM? MUSEU DO SERTÃO


http://www.cultura.pe.gov.br/museu8_sertao.htmlMuseu do Sertão, localizado na Praça Santos Dumont, s/nº - Centro,  foi criado oficialmente em 21 de novembro de 1985.  A instituição tem como finalidade o resgate e a preservação da história do homem sertanejo.

Então, não espere encontrar peças faraônicas neste museu, tampouco grandes nomes nacionais lá expostos. Lá se encontra um universo simples, sem ostentação... Característica do povo sertanejo. Simples sem ser simplório.

Quarto do sertanejo / Foto: divulgação

O acervo é constituído por mais de três mil objetos que possibilitam a visualização das transformações socioculturais e econômicas ocorridas ao longo do tempo no sertão.


Sala das Carrancas / Foto: Dilulgação

Estão expostos pertences de grandes figuras da região, como Lampião - o rei do cangaço, Dom Malán - primeiro bispo de Petrolina, coronel Quelê - patriarca da família Coelho, Joãozinho do Pharol - pioneiro da imprensa escrita do interior do Nordeste, entre outros.


O Jardim Sertanejo


No museu, também há uma área reservada com diversas espécies da fauna e flora, além de amostras das evoluções tecnológicas que transformaram o bioma caatinga.



Confira mais sobre a Fauna e a Flora do sertão (bioma caatinga) aqui.

Confira, também, a opinião de quem já visitou o museu, aqui!


Veja também a matéria sobre o Parque Zoobotânico e saiba mais sobre a Fauna e Flora da Caatinga





Texto: Paloma Jasmini

Nenhum comentário:

Postar um comentário