terça-feira, 17 de setembro de 2013

O legado do Con - Pop



Nos dias 13 e 14 de setembro aconteceu no espaço Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro – BA, pela primeira vez na região, A Convenção de Cultura POP do Vale do São Francisco, que veio dar início a grandes encontros de nichos da região. 
O evento proporcionou aos seus participantes múltiplas atividades como: concurso de cosplay, jogos, palestras de grandes nomes do meio, danças, venda de produtos da cultura POP e venda de doces. Um espaço em que as crianças, os adolescentes e os adultos se misturaram em busca de diversão, entretenimento e aprendizagem. 


As atividades obtiveram sucesso, mas a mais comentada foi a inovadora Maid Café, uma proposta inovadora de uma cafeteria japonesa onde suas garçonetes usam trajes de empregadas vitorianas para servir a clientela, o que conquistou, por si só, o seu público consumidor.

No saguão a atração foi o Dagorhir, disputa com espadas feitas de material acolchoado com vitória definida por pontos marcados por cada acerto no oponente e mediada por um organizador do evento.

Para o estudante de Comunicação Social na Universidade Estadual da Bahia, Heitor Ferreira, o evento teve seus percalços, um deles foi o pequeno atraso no início  por conta do fluxo de pessoas que compareceram logo cedo.
Além disso, a sinalização da relação de salas e atividades deveria ter sido mais evidente. Felizmente, os organizadores foram prestativos no esclarecimento de dúvidas.
No mais, o espaço amplo foi bem utilizado ao oferecer diversas atividades como campeonatos de videogame, palestras e mesas de discussão sobre assuntos ligados à cultura jovem, que aconteceu durante os dois dias de eventos e foram distribuídas em mini-auditórios com horários alternados e atrações específicas.
Imagem: Oficial do Evento

Durante a tarde, o auditório principal foi reservado às palestras dos convidados especiais do evento e, a noite, às competições. A tarde do sábado contou com a palestra do dublador Leonardo Camillo, e, a noite, com o concurso de dança pop. Na tarde do domingo foi a vez dos quadrinistas Jack Herbert e Marcelo Maiolo se apresentarem, seguidos do concurso de fantasias de personagens - cosplay - de mídias diversas (cinema, desenhos animados, games), que aconteceu durante a noite.
A palestra de Leonardo Camillo foi bem humorada e marcada pelo relato dos “causos” que a profissão proporciona. Quanto aos concursos, como já é costume nos eventos desse tipo na região, levantaram controvérsias entre os participantes sobre os vencedores.

                                                             Texto: Tâmara Tárcia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário