segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O Sete de Setembro marcando a luta de outra época



Foi perceptível o olhar atento dos juazeirenses voltado para o desfile em comemoração a uma das mais importantes datas cívicas do nosso país, sete de setembro.

Mais uma vez o tradicional desfile cívico encantou crianças, adolescentes e idosos que foram às ruas - tomados por um sentimento pátrio de emoção e alegria - prestigiar as paradas militares, onde distintos órgãos de segurança ostentaram, orgulhosamente, suas conquistas.

As escolas mais tradicionais também participaram, com seus alunos marchando ao som de fanfarras. Foi bonito ver o quanto a cidade se encheu de contentamento para enaltecer o significado dessa data e do seu objetivo: liberdade, independência e soberania ao povo brasileiro.

Durante o evento, pus-me a pensar... Tive saudade de outra época. Lembrei-me dos meus tempos de escola, do alvoroço de professores e alunos na emoção da preparação para o desfile, feito com amor e entusiasmo... Lembro-me do barulho dos instrumentos.

Passávamos as três últimas semanas anteriores ao evento ensaiando os passos para a marcha. Significava muito mais que uma simples obrigação, era oportunidade de ver e ser visto por aqueles que nas calçadas esperavam a nossa passagem em marcha ao som da banda marcial da Escola. Era o momento no qual mais sentíamos orgulho em sermos estudantes brasileiros e de representar não só a nossa instituição de ensino, mas também o Brasil!

Desfile Cívico em Petrolina ao som de Fanfarras / Foto: Débora Cavalcante

No último dia sete, assistindo ao desfile, pude ver que o sentimento de honra e orgulho ainda se encontra presente entre a maioria dos jovens juazeirenses. Os quais nitidamente mostram-se orgulhosos em representar suas escolas, sua cidade e seu país. Por outro lado, o evento que outrora contribuiu para expressão cívica e demonstração patriótica dos diferentes segmentos da sociedade, este ano foi marcado pela onda de manifestos. Jovens se apresentaram com determinação na luta por mudanças.


Evidenciaram que aquela data não reserva à nação apenas a conveniência de glorificar as suas conquistas, como também clamar pelo que o povo ainda não conquistou. Esse dia, em particular, simbolizou a manifestação de anseios que transpassam à liberdade, à independência e soberania do brasileiro!

Texto: Aluísio Alex



Nenhum comentário:

Postar um comentário