domingo, 17 de novembro de 2013

O QUE É QUE PETROLINA TEM? CULTURA EM ARTESANATO


Centro de Arte e Cultura Ana das Carrancas


Veja aqui a opinião dos visitantes

Fundado em 1995, o antigo Centro deArte e Cultura Ana das Carrancas (da Cohab Massangano) é, hoje, uma instituição privada de incentivo a difusão, preservação, resgate e intercâmbio da arte e da cultura. Lá são realizados seminários, encontros, e cursos com ênfase na produção cultural e de artesanato como geração de renda, além de atividades de cunho social. O Centro Cultura Ana das Carrancas está situado à BR 407, 500 – Cohab Massangano.


A Galeria de Arte Ana das Carrancas (do Sesc Petrolina) está aberta no horário das 9h às 12h, das 13h às 18h e das 19h às 21h. Artista popular internacionalmente conhecida, Ana das Carrancas (Ana Leopoldina Santos) se destacou com seu artesanato de barro, desenvolvendo peças como panelinhas, bois zebus, cavalinhos, santos e, em especial, carrancas.


Oficina do Mestre Quincas


Veja aqui a opinião dos visitantes

Oficina criada em homenagem ao considerado primeiro artesão de Petrolina, Joaquin Correia Lima (apelidado por Mestre Quincas). A oficina foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1989, fundada por um grupo de artesãos. Lá se encontram, tanto para exposição quanto para venda, artesanatos de variados estilos, como carrancas, esculturas sacras, fauna e flora da caatinga, personagens do sertão, móveis rústicos, objetos de decoração, roupas, pinturas em tecido, etc. Funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h e fica localizada na Avenida Cardoso de Sá, s/n, Vila Eduardo (na estrada do Batalhão do Exército).

Centro de Artesanato Celestino Gomes



Veja aqui a opinião dos visitantes

O centro de artesanato possui 64 barracas expondo e vendendo diversos materiais artesanais como: arte em madeira, retalhos, objetos de materiais reciclados (jornal e tecido), crochê, bordado, fuxico, arte em flores, vidro, couro, palha, cabaças, pintura em tela, em tecido, origami, doces caseiros, licores, chocolates com recheios regionais, além de uma pizzaria de forno a lenha. Espaço inaugurado dia 14 de setembro de 2006 em homenagem à Celestino Gomes – artista plástico de Petrolina já falecido. Suas obras chamavam atenção principalmente por ele utilizar uma técnica parecida com a do grande artista Van Gogh. O centro de artesanato fica localizado na Avenida das Nações, nº171, Centro (ao lado da Antiga Estação Ferroviária). Funciona de terça a domingo, das 17h às 22h.



Texto: Paloma Jasmini

Nenhum comentário:

Postar um comentário